Ao longo da manhã de hoje, deverão ouvir-se mais alertas públicos para a necessidade de manter a autonomia de gestão dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz. A questão estará no centro das atenções no âmbito de um fórum que decorre no Museu Marítimo de Ílhavo, a partir das 9 horas, e que surge de uma organização conjunta da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIMBM), Conselho Empresarial do Centro (CEC), entre outras entidades.
Esta iniciativa de debate, segundo avançou ao Diário de Aveiro Ribau Esteves, líder da CIRA, surge na sequência do documento conjunto elaborado por várias entidades da região de Aveiro – e rapidamente subscrita pela CIMBM e CEC – a defender a autonomia dos portos do Centro. Nesse comunicado, lembre-se, os vários dirigentes das entidades locais mandavam o recado ao Governo: “Nós, em Aveiro, cuidamos muito melhor daquilo que existe em Aveiro do que os nossos concidadãos que vivem em Lisboa”.
“Este fórum, que irá ter também lugar na Figueira da Foz, em Setembro, pretende criar espaço para uma partilha de ideias entre várias entidades, sempre numa lógica do que interessa à região Centro”, desvendou Ribau Esteves, a propósito do debate que hoje terá lugar.
Para esta iniciativa pública foram também convidados a participar o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, cujas presenças estão ainda por confirmadas. “Seria muito importante podermos contar com as intervenções dos representantes do Governo nesta discussão pública”, comentou o líder da CIRA.
Diário de Aveiro |