FISCALIZAÇÃO ESPECIAL RENDEU 2.325 MULTAS NO CENTRO DE AVEIRO

2.325 multas: é este o resultado, até ao momento, de uma acção de fiscalização ao estacionamento ilegal que a PSP desenvolve no centro de Aveiro desde o início de Junho. Este projecto-piloto foi criado para combater e desincentivar as infracções de estacionamento em seis áreas urbanas da cidade.
De acordo com dados fornecidos pela PSP, divulgados pelo portal Notícias de Aveiro, foram autuados 923 automobilistas em Junho e 1.402 em Julho. Entre as principais transgressões cometidas, contam-se o aparcamento em linha amarela, em paragens de autocarro, em segunda fila ou em zona de cargas e descargas.
As autoridades policiais definiram uma via de intervenção prioritária - Avenida Dr. Lourenço Peixinho - e cinco zonas de intervenção prioritária - bairro da beira-mar, Praça do Peixe, Segurança Social, Tribunal e 5 Bicas.
Na beira-mar, os maiores abusos verificaram-se nas ruas João Mendonça ou António Santos Lé ou no Cais dos Mercantéis. As ruas José Estevão, Sargento Clemente de Morais ou José Estevão ou o Largo da Apresentação são as mais problemáticas junto à Praça do Peixe. No sector da Segurança Social, os maiores excessos foram identificados nas ruas Dr. Luís Regala, Dr. Alberto Souto e do Gravito, ao passo que na área do Tribunal as vias onde foram passadas mais multas foram as travessas do Cemitério Central e do Cemitério Central e as ruas dos Combatentes da Grande Guerra e Gustavo Ferreira Pinto Bastos. Nas 5 Bicas, a Rua Castro Matoso e a Avenida Araújo e Silva são onde se verifica maior número de violações às regras de estacionamento.
A Avenida Dr. Lourenço Peixinho, a principal artéria no centro de Aveiro, também é considerada problemática quanto ao estacionamento ilegal.

Bloqueamento
e remoção

Com esta campanha, que vai merecer uma avaliação ao fim de seis meses, a PSP quer “desenvolver nos condutores uma maior consciencialização de cumprimento, para que as condições de fluidez de trânsito possam ser capazes de restituir a tranquilidade aos residentes e aos restantes utilizadores dessas artérias”.
Em Março de 2009, a Câmara de Aveiro criou uma zona de estacionamento condicionado (reservada a moradores) na beira-mar - zona esta que constitui, ainda, um foco de preocupação acrescida por ali se concentrar grande parte da diversão nocturna da cidade.
Até agora, segundo a PSP, têm sido dirigidas acções não planeadas de fiscalização ao estacionamento irregular, motivadas sobretudo por solicitação ou reclamação dos cidadãos, subsistindo, mesmo assim, aquela prática ilegal.
A campanha que as autoridades começaram no mês passado visa “corrigir o estacionamento ilegal nas artérias sinalizadas”, com agentes especialmente dedicados a essa acção.
Esta iniciativa será realizada por elementos da Esquadra Policial de Aveiro, Equipa de Intervenção Rápida da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial e por equipas em bicicletas.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt