A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, ordenou a criação de um grupo de trabalho para “estudar com rapidez e profundidade” a situação do Baixo Vouga Lagunar. O anúncio foi feito na sequência de uma reunião com deputados do PSD e do CDS eleitos por Aveiro.
No encontro com os sociais-democratas Ulisses Pereira e Paulo Cavaleiro e os centristas Raul Almeida e Teresa Anjinho, a governante revelou que “quando chegou ao Ministério não encontrou qualquer plano para o Baixo Vouga Lagunar inserido nos programas para financiamento comunitário”, diz o PSD em comunicado.
“Fica assim claro que o Governo do PS não tinha este assunto na sua agenda”, não obstante ser “um problema que tem a ver com a agricultura, com o turismo, com a segurança de pessoas e bens, mas muito especialmente com o ambiente”, refere o PSD.
Os sociais-democratas defendem, por isso, que devem ser encontradas “soluções de financiamento partilhadas” que permitam que o projecto avance, “mesmo que gradualmente”. O objectivo é que a qualificação da zona seja implementada “tão rapidamente quanto as condicionantes financeiras o permitam”.
De acordo com o partido, Assunção Cristas - que aceitou um convite para visitar a região - tentará, em conjunto com autarcas locais, “encontrar uma solução que possa resolver o problema num horizonte temporal razoável e nas condições que venham a revelar-se possíveis”.
Diário de Aveiro |