TURISMO CENTRO E CIRA À PARTE DA FARAV, DIOGO MACHADO ALERTA PARA A FALTA DE APOIO.

Está à porta a edição 2012 da FARAV – a Feira de Artesanato de Aveiro.

A organização é da Aveiro-Expo, através de uma Comissão Executiva que reúne ainda a Autarquia Aveirense, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e A BARRICA – Associação de Artesãos da Região de Aveiro.

Mais apoios institucionais não há, Diogo Machado, director da Empresa Municipal da Aveiro Expo, congratula-se pela autonomia financeira da empresa mas não deixa escapar o desânimo pela falta de apoio da Turismo Centro de Portugal e da própria CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

“Financeiramente a Aveiro Expo é totalmente independente de cada um dos accionistas (AIDA e CMA) e obrigou-se, por estratégia e por convicção, a ser auto-suficiente, ou seja, até agora a Aveiro Expo gera os seus próprios resultados para produzir os seus próprios eventos. Não pomos de parte, de forma alguma, parcerias, até queremos que elas se venham a estabelecer com entidades como a entidade Turismo do Centro, não pomos de parte, de forma alguma, parcerias com a CIRA, não pomos de parte parcerias com outras entidades. O que é certo é que elas não tem acontecido. Não têm acontecido porque temos sido absolutamente ignorados”.

Uma parceria sempre bem-vinda é com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Este ano uma turma de Formação do IEFP vai por em prática um conjunto de visitas guiadas ao único forno cerâmico que resta da Fábrica Campos. Diogo Machado acredita que esta acção na FARAV pode ser o início de uma prática a ser adoptada pelas entidades que gerem o turismo na região. Diz Machado que existem "discussões e conversações para que o forno cerâmico, que é uma peça valiosíssima, de uma época histórica da nossa região, marcada pela Fábrica Jerónimo Pereira de Campos, possa ser recuperado e integrado nos percursos turísticos de Aveiro. Isto que o Centro de Formação Profissional está a procurar fazer em parceria também connosco, comissão executiva e Aveiro Expo na FARAV, é um passo nesse caminho: introduzir aquilo que de mais valioso há, do espólio da antiga Fábrica Campos, num eventual percurso turístico de Aveiro. Muitas coisas temos e que estão esquecidas e que deviam ser recuperadas também com a intervenção, que ainda não está no terreno, de entidades que deviam suportar o turismo em Aveiro”.

FARAV 2012 de “portas abertas”, entre 27 de Julho e 5 de Agosto no Cais da Fonte Nova.


Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt