ASSOCIAÇÃO DA HOTELARIA DE PORTUGAL CONSIDERA CONTRAPRODUCENTE A TAXA TURÍSTICA.

A Associação da Hotelaria de Portugal considera a Taxa Turística em Aveiro uma medida contraproducente.

Ainda não receberam a notícia oficialmente mas, Cristina Ciza Vieira avisa que quem vai ficar a perder é o Concelho aveirense. Trata-se de mais uma taxa a acrescentar às existentes. Para a Presidente da Direcção Executiva da Associação da Hotelaria, não é um ataque directo aos operadores mas é uma medida tomada sem ponderar o "reverso da medalha".

"É não pensar devidamente nas consequências que isto tem relativamente aos destinos vizinhos. Vale o mesmo comparativamente a Portugal. Portugal é, de facto, um destino que tem uma vantagem competitiva relativamente aos outros em razão do preço, aqueles que são os nossos mais directos competidores. Temos pedido atenção ao aumento das taxas do IVA na hotelaria porque são um factor de diferenciação importante na formação do preço e o nosso destino é um destino que também tem vantagem porque é um destino comparativamente barato, com umas belíssimas infra-estruturas hoteleiras, com as qualidades todas que lhe reconhecemos e cuja relação qualidade-preço é realmente muito vantajosa para o consumidor, portanto isto vale também a uma escala regional. É evidente que um destino mais caro do que aquele outro que está ao lado vai fazer com que haja “desvio” de tráfego turístico para os destinos vizinhos que não tem esses preços”, ressalva Cristina Ciza Vieira.

A Associação da Hotelaria de Portugal tinha-se já pronunciado contra, em sede de inquérito público, consideram que esta taxa peca por ser inoportuna e não fomentar o que é importante: o desenvolvimento do turismo na região, além disso também consideram a medida de duvidosa legalidade.

Cristina Ciza Vieira garante que a Associação vai continuar a acompanhar o desenvolvimento do processo. “Tal como tivemos a oportunidade de salientar junto do Presidente da Câmara e junto do Presidente da Assembleia Municipal, porque consideramos que a medida é ilegal, estamos, de facto, disponíveis, para, acompanhando os empresários da região, fazer valer o nosso ponto de vista nas instâncias próprias”.

Foi aprovada ontem, em Assembleia Municipal, a Taxa Turística no Município de Aveiro. A proposta passou com os votos da maioria PSD-CDS, que registou, ainda assim, abstenções de dois vogais sociais democratas. A oposição esteve contra a proposta.


Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt