PCI: PS ÍLHAVO QUER DIÁLOGO COM OS MORADORES E PERCEBER AS DILIGÊNCIAS DA QUERCUS.

O Parque de Ciência e Inovação (PCI) "é um empreendimento importante para Ílhavo mas é preciso mais diálogo com os moradores e Associações envolvidas". É a opinião dos Vereadores do PS de Ílhavo e outros membros da Concelhia local que dedicaram o dia de hoje a assuntos relacionados com a construção do PCI na Coutada.

José Vaz, Vereador e Presidente da Concelhia Socialista de Ílhavo, diz que a Autarquia "não segue por bons caminhos ao virar as costas ao diálogo com os moradores que serão afectados pela construção do PCI".

“Não pode ser um projecto feito à revelia, feito em divórcio com as pessoas que vão conviver com ele no terreno. Pensamos que este projecto está a ser feito dessa forma, em divórcio permanente com as pessoas envolvidas e isso o PS não aceita. Por isso que quisemos ouvir as pessoas e ver (in loco) o terreno e as respectivas culturas que os moradores têm, relativamente às sementeiras, ao milho, às batatas, às couves, e tudo isso, e toda esta área, que é uma imensidão. Uma área equivalente a 30 campos de futebol, toda esta área que vai ser intervencionada. Portanto a nossa visita teve também como base a questão da ligação à ria porque esse foi um dos argumentos que nos levou sempre a apoiar a construção do PCI, era que entendíamos e continuamos a entender, e esperamos poder intervir nisso nisso numa altura em que possamos ser poder na Câmara Municipal de Ílhavo, que este projecto valoriza e resolva problemas relacionados com a ria”, refere.

Desta visita ao local onde vai ser construído o PCI o PS local reuniu também com a direcção do Núcleo Regional de Aveiro da Quercus.

José Vaz esclarece que o PS pretendia perceber as diligências que estão a ser feitas pela associação ambientalista, mas não se trata de um aval do PS à opinião dos ambientalistas, sublinha que “estamos aqui não porque estamos a dar, digamos, o aval à Quercus e eventualmente a alguns moradores que possam entender que este projecto devesse ser construído noutro sitio. O Partido Socialista está aqui por uma questão de diálogo. Nós entendemos que o PCI pode e deve ser construído nesta zona mas deve ser feito em concertação, em dialogo com as pessoas e as Associações envolvidas”.


Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt