A Feira de Artesanato de Aveiro (FARAV), que se realiza de 27 de Julho a 5 de Agosto, no Cais da Fonte Nova, conta este ano com 90 artesãos, a grande maioria credenciados, das áreas da olaria, bordados, pintura, cerâmica ou joalharia. Para além do artesanato, o público poderá ainda provar e comprar iguarias de vários pontos do país. A zona alimentar é constituída por tasquinhas e uma área de esplanada especialmente criada para o efeito.
Os espanhóis Luís Pastor e Chimango e os polacos Beltaine são os convidados internacionais da programação musical do certame. Segundo a empresa municipal AveiroExpo, organizadora do certame, haverá espectáculos todos os dias, sempre com entrada gratuita.
O cartaz abre dia 27 com Melech Mechaya, prosseguindo com Fados D´Amor, Luís Pastor, Banda Polk, Mú, Rui Oliveira “Andarilho”, Micaela Vaz, Beltaine, Chimango (todos às 21.30 horas) e Sociedade Musical Santa Cecília (21 horas).
Este ano, a FARAV realiza-se no Cais da Fonte Nova, em frente à antiga fábrica Campos. Nos últimos dois anos, o certame efectuou-se no Rossio, mas este largo no centro da cidade encontra-se actualmente parcialmente vedado devido às obras de construção da ponte pedonal no canal central de ligação ao bairro do Alboi.
O evento, que conhece a sua 33.a edição, irá funcionar das 10 às 13 horas e das 15 às 23.30 horas (zona de artesanato) e das 10 às 23.30 horas (zona das tasquinhas).
A FARAV “tem como principal finalidade a defesa e promoção do genuíno artesanato regional e nacional, a par de outras actividades culturais, de lazer e gastronomia”.
Diário de Aveiro |