O deputado municipal socialista Raul Martins alertou na última sessão da Assembleia Municipal que algumas embarcações turísticas que navegam nos canais da ria de Aveiro “não respeitam os requisitos de segurança”. Em barcos como os moliceiros ou os saleiros, convertidos ao transporte de turistas, “não basta colocar assentos”, advertiu o ex-líder concelhio do PS.
O antigo administrador do porto de Aveiro acrescentou que “já houve batidas” entre embarcações. “Qualquer dia há chatices e pode mesmo morrer alguém”, advertiu, exortando a Câmara a “apurar quantos barcos estão legais” junto do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos.
As declarações de Raul Martins foram proferidas durante o debate sobre o regulamento dos canais urbanos da ria, aprovado na última Assembleia Municipal. O documento defendido pela coligação PSD/CDS mereceu reparos da oposição. O socialista Pedro Pires da Rosa lamentou a “indigência” do “pensamento estratégico” da autarquia sobre turismo, considerado “um vector essencial” para o concelho.
Diário de Aveiro |