Todos os alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico de Castelo de Paiva vão voltar a ter acesso gratuito aos livros escolares obrigatórios, anunciou a Câmara Municipal, Gonçalo Rocha.
A medida, cujo “grande alcance social” é feito notar pela autarquia, é tomada pelo segundo ano consecutivo, contemplando mais de 900 crianças dos dois agrupamentos escolares do concelho, num investimento superior a 31 mil euros.
O apoio representa, diz fonte da edilidade local, “um considerável contributo para ajudar as famílias paivenses, nestes tempos de dificuldades financeiras e económicas que, com este gesto, terão oportunidade de poupar dinheiro e aplicá-lo noutras necessidades”.
Para o presidente Gonçalo Rocha, o significado é o de cumprir com uma prioridade sinalizada assim que iniciou o seu mandato: “Desde que assumimos a gestão camarária elegemos como eixo fundamental da nossa acção governativa as políticas educativas e sociais“, explicou.
A autarca acrescentou que aquelas “são eixos fundamentais de valorização humana, que queremos manter, apesar da gravíssima situação financeira do Município que herdamos, e das enormes restrições impostas pela Administração Central, que nos obrigam, todos os dias, a um esforço colossal para honrarmos os nossos compromissos“.
Diário de Aveiro |