PRISÃO PREVENTIVA PARA SEIS SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGA.

Seis dos sete jovens detidos pela Polícia Judiciária de Aveiro na passada quarta-feira, suspeitos de pertencer a uma rede internacional de tráfico de droga, ficaram em prisão preventiva.

Os detidos foram ouvidos nos últimos dois dias em primeiro interrogatório judicial por um juiz de instrução criminal, tendo o magistrado decretado a seis arguidos a prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa prevista na lei penal portuguesa. Apenas um elemento, do sexo masculino, saiu em liberdade, embora sujeito a apresentações periódicas às autoridades, estando ainda proibido de contactar outros arguidos. "Trata-se de um indivíduo que tinha menor participação. Foi usado apenas para capear", adiantou a mesma fonte.

Os suspeitos, seis homens e uma mulher que a polícia identifica como os cabecilhas da rede e dois "correios de droga", foram detidos na quarta-feira, na sequência de uma investigação que decorria há alguns meses. Ao regressarem a Portugal por via aérea, provenientes do Peru, tinham à espera a PJ, que os surpreendeu quando transportavam cocaína em elevado grau de pureza e em quantidade suficiente para fazer mais de 20 mil doses individuais que seriam introduzidas no mercado aveirense. Na operação policial foi ainda apreendido haxixe suficiente para cerca de cinco mil doses individuais. Segundo a polícia, em Outubro, o grupo agora desmantelado já tinha "perdido" no Peru outro "correio de droga", quando se preparava para deixar o país na companhia de um dos elementos agora detidos.

Os alegados traficantes residem nas zonas de Aveiro e Leiria e têm entre os 21 e os 25 anos, não possuindo qualquer ocupação profissional regular. Um deles já havia cumprido pena de prisão pelo crime de tráfico de drogas proibidas.

Fonte: JN


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt