ALOJAMENTO E ATIVIDADES RADICAIS EM VILARINHO DE S. ROQUE.

Depois da classificação de Vilarinho de S. Roque como “Aldeia de Portugal”, a autarquia de Albergaria está a desenvolver novos projetos de dinamização. Trabalho conjunto desenvolvido com a Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha e que procura criar novos alojamentos na aldeia da freguesia de Ribeira de Fráguas.

O primeiro projeto engloba a requalificação da antiga “Casa do Professor” e a sua transformação num alojamento típico de Turismo de Aldeia. A casa, de tipologia T2, encontra-se enquadrada na paisagem e o seu restauro vai respeitar a traça original.

Será o primeiro alojamento na aldeia e serão estabelecidas parcerias com o setor turístico de forma a promover as potencialidades do local a nível nacional e internacional.

O segundo projeto engloba a criação de um centro de atividades radicais e ambientais. O ATIV.AR irá funcionar na antiga escola primária de Vilarinho de S. Roque e o seu principal objetivo é promover o conhecimento do legado natural, histórico e cultural da aldeia através das práticas turísticas ambientais e radicais.

Para além da oferta de equipamentos para a prática desportiva e atividades de natureza (marcação de percursos pedestres, trilhos de BTT, postos de observação de aves, parede de escalada, entre outros), pretende-se que o ATIV.AR tenha novas funções de educação ambiental e patrimonial, passando a ser um centro de novas experiências, com uma forte ligação à população local e à comunidade escolar.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt