O espaço Performas, no antigo Avenida, em Aveiro, continua esta noite o ciclo “doc. Time”. No ciclo de cinema documental hoje é exibido o documentário “CAPITAL”. Quando o Kazaquistão mudou a sua capital para Astana, uma cidade provinciana na estepe tornou-se uma metrópole futurista. Á medida que a nova capital se prepara para celebrar o seu décimo aniversário a crise financeira espalha-se, deixando locais de construção vazios e o futuro da primeira geração de Astana pendente.
Na sessão de amanhã será exibido “IBERIANA”. Integralmente filmado na Geórgia, "Iberiana" nasce de uma adaptação livre do romance homónimo de João Lopes Marques e pode ser visto como uma ficção na fronteira do documentário e performance. Porque já os antigos gregos acreditavam que a ocidental Península Ibérica teve a sua génese no Cáucaso, um pintor basco embarca numa viagem em busca das suas raízes pelo coração da outra Ibéria: a oriental.
O fim-de-semana fica ainda marcado pela animação musical a cargo de Rui Oliveira e Convidados e no sábado com Alex Duarte. O concerto no qual o músico brasileiro executa guitarra, flautas e harmônica, além de cantar e declamar, será enriquecido com participação de outros músicos convidados. Diário de Aveiro |