SÃO JACINTO PERDE A BANDEIRA AZUL POR DIFICULDADES FINANCEIRAS DA CÂMARA

Há poucos meses, Aveiro congratulou-se com o facto de a praia de São Jacinto ter sido, novamente, distinguida com a Bandeira Azul, uma vez que havia passado no crivo da Associação da Bandeira Azul da Europa. O problema é que, não obstante a candidatura da praia aveirense ter sido aprovada, afinal São Jacinto já não vai poder exibir este Verão o galardão da qualidade. O motivo? A Câmara Municipal de Aveiro informou a Associação da Bandeira Azul que “devido a dificuldades financeiras está impossibilitada de assegurar os serviços e equipamentos necessários para cumprir os critérios”, garantiu ao Diário de Aveiro Catarina Gonçalves, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul.
Segundo acrescentou ainda esta responsável, além de ter deixado a garantia de que não poderia assegurar serviços como a gestão dos resíduos e limpeza da praia – requisitos fundamentais para a atribuição da Bandeira Azul -, a autarquia presidida por Élio Maia também ainda está em dívida para com a associação, uma vez que ainda não liquidou o valor de 360 euros relativo à candidatura deste ano.
Contudo, assegurou Catarina Gonçalves, “não é devido a esta falta de pagamento que São Jacinto não irá exibir a Bandeira Azul”. “Temos outros municípios que ainda não pagaram e acordaram pagar noutra altura, estando já com a Bandeira Azul nas suas praias”, explicou.
Contactado pelo Diário de Aveiro, o vereador do pelouro de Turismo da Câmara Municipal, Pedro Ferreira, escusou-se a prestar esclarecimentos sobre esta situação. Através do gabinete de imprensa da Câmara apenas fez saber que “houve um problema por causa da lei dos compromissos” e que a autarquia “está a tentar resolver o problema”. Ora, a questão é que a esta altura do campeonato já não haverá muito mais a fazer. Segundo avançou a coordenadora nacional da Bandeira Azul, Aveiro já não terá a possibilidade de exibir o galardão durante este ano.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt