Em vésperas do debate sobre o “Estado da Nação” na Assembleia da República, Pedro Filipe Soares, deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo círculo eleitoral de Aveiro, lançou o alerta: “o Governo falhou”. A partir da cidade de Aveiro, o parlamentar bloquista decidiu lançar “para todo o país” uma avaliação negativa ao desempenho do executivo liderado por Pedro Passos Coelho.
Um dos principais argumentos para esta reprovação do Governo prende-se com o facto de o défice orçamental no primeiro trimestre se ter agravado para 7,9 por cento do PIB, acima da meta de 4,5 prevista para o fim do ano.
“E chegados a este ponto em que é o próprio Tribunal Constitucional que diz que os cortes de subsídios são medidas ilegais, é altura de dizer que é necessária uma mudança de políticas”, argumentou Pedro Filipe Soares, numa conferência de imprensa realizada ao final da manhã de ontem, às portas da Segurança Social do distrito de Aveiro. Segundo fez ainda questão de sublinhar, “em nenhuma linha o acórdão do Tribunal Constitucional diz que os cortes de subsídios devem ser para todos”. “O que é dito é que devem ser encontradas alternativas do lado da despesa”, acrescentou Pedro Filipe Soares, ao mesmo tempo que lembrava que, “o corte de subsídios representa uma medida ao nível da receita e não da despesa”. “Há ainda cortes a fazer do lado da despesa, nomeadamente ao nível das parecerias público-privadas e das rendas excessivas da energia”, defendeu.
Diário de Aveiro |