RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NOS BECOS E WORKSHOP SOBRE RÁDIO COM FERNANDO ALVIM NA RÁDIO TERRA NOVA.

O Centro Histórico de Ílhavo será o local da iniciativa “Confiar nos Becos” no âmbito do programa de animação do projeto de regeneração urbana do centro histórico. Este projeto surge no âmbito da edição de Finalistas 2012 e fará dos becos da cidade a residência temporária de um grupo de estudantes de artes.

A iniciativa tem como objetivo principal a intervenção artística no espaço público, possibilitando aos artistas experimentar novos conceitos, trocar conhecimentos e confrontar-se com novas realidades. Em simultâneo, os moradores podem acompanhar as criações e ver surgir novas paisagens urbanas.

O Jardim Henriqueta Maia, vai receber jogos tradicionais, como o pião, a malha, o elástico, as pedrinhas e muitos outros jogos que farão lembrar como é bom brincar na rua.

Também decorrerá, no Centro Histórico da Cidade, um o percurso jogo por uma das zonas mais emblemáticas de Ílhavo o jogo “7 Carris”. Esta será uma aventura à descoberta de becos e vielas e fará os convidados percorrer estas ruas, de olhar atento e respondendo a um conjunto de desafios propostos, durante 90 minutos.

Espetáculos de teatro, de dança, de música e de artes visuais também farão parte da programação do Festival. Destaque para o Teatro Mais Pequeno do Mundo, um espaço onde serão apresentadas pequenas intervenções artísticas.

Durante as tardes de sexta e sábado, das 14h às 19h, decorrerá um workshop de rádio, com Fernando Alvim. Serão aulas corridas, com muita prática para apurar a técnica”.

No decorrer dos 4 dias de atividades existirão vários momentos musicais. “Jazz nos cafés” é um projeto que nasce da memória dos Jazzs Bands, que animavam Ílhavo no início do século XX e juntavam músicos nos cafés. “Bandas Filarmónicas de Ílhavo” é uma iniciativa que junta a Filarmónica Gafanhense (Música Velha) e a Banda dos Bombeiros de Ílhavo (Música Nova) para um concerto que marca a abertura do programa musical do Festival Rádio Faneca.

Com um repertório construído por clássicos e pérolas perdidas da música portuguesa, o “Real Combo Lisbonense” recupera, o espírito e o reportório das orquestras e conjuntos de baile dos anos 50 e 60. A Orquestra Filarmónica das Beiras apresenta a música intemporal do grande compositor austríaco Johann Strauss II. Iniciativas a realizar no Jardim Henriqueta Maia.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt