A cidade de Aveiro tem escondidos muitos encantos, dos mais tradicionais aos mais sofisticados, e é objectivo da consultora social The Social Factory dar-lhes o destaque que merecem. Para isso, envolveu os rostos do comércio tradicional aveirense e outros actores sociais para o primeiro de muitos roteiros a que chamou Volto Já.
A promoção do comércio tradicional é o mote do novo guia. Embora, como explica Sandra Santos, da The Social Factory, o âmbito do projecto passe também por levar aveirenses e visitantes a tomar contacto com a dinâmica do centro histórico da cidade e com a oferta cultural e de lazer aí existente.
O projecto implica “o envolvimento das próprias lojas e dos vários espaços na concepção e promoção deste roteiro”, adianta. “Esta ideia de envolvimento social tem grandes semelhanças com a forma como, por exemplo, os Estados Unidos da América vivem o conceito de comunidade”, acrescenta.
É isto que a The Social Factory faz: desenvolve projectos que, tal como o Volto Já, “criam sinergias entre associações, empresas e o cidadão comum”, explica Sandra Santos.
A porta-voz da consultora social diz que Aveiro é uma cidade “dinâmica e apaixonante” e acredita que, por isso, tem potencial “mais do que suficiente para muitos e bons roteiros”. “A cidade é empolgante e temos de aproveitar isso. Há que valorizar o facto de haver tanta vida ao ar livre, tantos percursos de interesse, tanto pequeno comércio e artesanato. Aveiro é mais do que centros comerciais”, observa, sustentando, por outro lado, que o comércio tradicional “precisa de divulgação”.
Para cumprir aquele que é um dos principais objectivos da consultora - o envolvimento da sociedade civil nos projectos que a ela dizem respeito -, a The Social Factory promove hoje o lançamento do primeiro roteiro Volto Já no mercado municipal Manuel Firmino (17.45 horas), estando a população convidada a participar.
Numa primeira fase serão distribuídos - gratuitamente - cinco mil exemplares do roteiro. A distribuição começa já hoje, durante a sessão de lançamento e numa acção de rua que promete animar o centro da cidade. O guia poderá depois ser recolhido nas lojas aderentes e em locais estratégicos, como hotéis ou cafés.
O primeiro roteiro Volto Já tem uma edição em português e inglês, com ilustrações de Sónia Machado. Além do roteiro comercial, o guia apresenta várias propostas de cultura ou lazer.
O retorno financeiro do investimento é assegurado pela publicidade e pelas remunerações pagas pelas lojas mencionadas no roteiro.
Diário de Aveiro |