O estudo encomendado pela Área Metropolitana do Porto (AMP) sobre a viabilidade da Linha do Vouga conclui que “existe um potencial forte de procura” caso a ligação seja integrada na operação dos comboios urbanos do Porto.
Realizado pela Trenmo - Transportes, Engenharia e Modelação, o estudo refere que os “cenários simulados” apontam para a “reformulação total do serviço”, com um “investimento de reconversão” do troço Oliveira de Azeméis-Silvade para via larga e ligação à gare de Espinho da Linha do Norte. Esta solução permitiria uma rota Oliveira de Azeméis-Porto integrada na operação dos comboios urbanos do Porto.
O documento revela que a ligação ferroviária entre Oliveira de Azeméis e o Porto, com paragens em todas as estações e apeadeiros, será de cerca de uma hora, sendo que uma ligação actual, em autocarro, dura entre 55 e 70 minutos.
Este modelo “cria um novo eixo ferroviário de âmbito metropolitano entre o Porto e concelhos da AMP relevantes, em termos de densidade populacional e emprego”, casos de Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Oliveira de Azeméis.
Com esta solução, “a qualidade do serviço de transporte disponibilizado passa a ser indiscutivelmente superior ao serviço prestado actualmente, que não só é insustentável como não é alternativo, devido às fortes limitações da infraestrutura e respectivas consequências nos tempos de viagem”.
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