OVAR: REABILITAÇÃO URBANA DE ESMORIZ JÁ NO TERRENO

O programa para a reabilitação urbana do núcleo central de Esmoriz e áreas adjacentes, avaliado em mais de 3,5 milhões de euros, já se encontra em curso, anunciou ontem a Câmara de Ovar. De acordo com a autarquia liderada pelo socialista Manuel Oliveira, o projecto, que será candidatado a fundos comunitários, visa dar cumprimento a “mais um objectivo estratégico” do município.
O plano integra um total de sete projectos: repavimentação da Rua da Estação e da Avenida Draveil, requalificação da Rua da Estrada Nova, pavimentação da Avenida dos Correios, beneficiação das ruas Professor Vitorino Nemésio, Ramalho Ortigão e Professor Duarte Branco e a reabilitação do Esmoriztur.
A reabilitação urbana incide no núcleo central de Esmoriz e zonas contíguas, desenvolvendo-se entre dois “eixos estruturantes”: a linha de caminho-de-ferro e a Estrada Nacional 109. Estende-se ainda a dois eixos viários importantes: praia/Avenida dos Correios/Avenida Raimundo Rodrigues e centro/zona industrial/A29 (nascente)/Rua da Estação/Rua da Estrada Nova.
O objectivo da intervenção é a “valorização da cidade” e a afirmação de Esmoriz como “cidade com qualidade de vida”. A Câmara tenciona “consolidar e qualificar o tecido urbano da área central, renovar a imagem e reforçar a identidade, estruturar os diferentes espaços públicos e beneficiar as vias estruturantes e de acesso local”.
A edilidade tem ainda em preparação ou execução outras “importantes intervenções complementares”, como a reabilitação da Travessa da Rua Nova, Rua da Escola da Torre, Rua das Acácias, Rua Fernão Magalhães, Rua Diogo Pacheco, Travessa das Acácias e Avenida Infante D. Henrique e a pavimentação da Rua da Relva de Cima, Rua da Indústria e Rua da Ilha. Outra “obra relevante em curso” é a qualificação ambiental do Buçaquinho.
“O trabalho que temos vindo a efectuar em prol do desenvolvimento e da qualidade de vida da população, que se prende com a preservação do bom ambiente urbano, em cumprimento dos objectivos estratégicos definidos no nosso plano de acção, é visível por todo o concelho, não só a nível de grandes investimentos prioritários em obras públicas, mas também num conjunto de intervenções complementares, que visam conservar e requalificar a rede viária e melhorar os espaços públicos”, explicou Manuel Oliveira.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt