A edição deste ano da FARAV - Feira de Artesanato de Aveiro vai realizar-se no Cais da Fonte Nova. Nos últimos dois anos, o certame efectuou-se no Rossio, mas este largo no centro da cidade encontra-se actualmente parcialmente vedado devido às obras de construção da ponte pedonal no canal central de ligação ao bairro do Alboi.
O evento, organizado pela AveiroExpo, empresa participada pela Câmara e pela Associação Industrial do Distrito, irá decorrer entre 27 de Julho e 5 de Agosto (diariamente das 10 às 13 horas e das 15 às 23 horas). As inscrições terminaram segunda-feira.
A FARAV - que este ano conhece a sua 33.a edição - realizava-se habitualmente no Parque de Exposições, mas nos últimos dois anos foi transferida para o Rossio com a justificação de que com a nova localização seria possível recuperar o público que a feira vinha perdendo.
No ano passado, os dez dias do certame foram complementados com um cartaz gastronómico e musical, com concertos da Orquestra de Santa Cecília, Osmavati, Oficina de Música, BeQuatro, Icon Vadis, Rui Pedro Andarilho, Trad Folk Aveiro, Fados a Preto e Branco, Genériko e Filarmonia das Beiras com Paulo de Carvalho.
Segundo o regulamento, a FARAV “tem como principal finalidade a defesa e promoção do genuíno artesanato regional e nacional, a par de outras actividades culturais, de lazer e gastronomia”.
O certame “tem-se afirmado gradualmente, não apenas como um corolário das actividades dos artesãos, promovendo a exposição e vendas dos produtos, mas também como um espaço de animação que, tendo como pano de fundo a preservação das artes tradicionais, potencia e fomenta o desenvolvimento
sócio-cultural e turístico da região e, em especial, do concelho de Aveiro”. A AveiroExpo assinala ainda o “progressivo aumento de expositores”.
Diário de Aveiro |