Depois das recentes eleições distritais, os socialistas de Aveiro reúnem-se, hoje, em congresso com um líder relegitimado após uma vitória expressiva sobre a candidata adversária, Helena Terra.
O deputado Pedro Nuno Santos sai de Maceda, no concelho de Ovar, a fazer pontaria às eleições autárquicas de 2013, que vão marcar o seu segundo mandato à frente da federação distrital. O sufrágio nos municípios já foi apontado como a principal prioridade da nova direcção distrital.
Segundo a edição de ontem do semanário Sol, o secretário-geral do PS, António José Seguro, quer chamar a si a decisão sobre os cabeças-de-lista nas capitais do distrito.
O parlamentar obteve 1.409 votos (65 por cento) contra 764 da adversária nas eleições deste mês, sendo o mais votado em 15 dos 19 concelhos de Aveiro, incluindo na capital do distrito.
Pedro Nuno Santos realçou que os resultados “foram claros” e serviram para reforçar a sua legitimidade como líder distrital dos socialistas. Há dois anos, nas suas primeiras eleições para a liderança do PS/Aveiro, derrotara Fernando Mendonça e Adriano Martins.
O congresso decorre hoje no pavilhão gimnodesportivo de Maceda. Na sessão de abertura (10 horas) intervêm Luís Alves e Manuel Oliveira, presidentes do PS e da Câmara de Ovar, e José Fragateiro, que dirige a comissão organizadora do congresso. No encerramento (18 horas) discursam Álvaro Beleza, pertencente ao Secretariado Nacional do partido, e Pedro Nuno Santos.
Diário de Aveiro |