ESTARREJA: CÂMARA POUPA 40 MIL
EUROS EM ENERGIA ELÉCTRICA

A Câmara de Estarreja tem em curso um plano de poupança do consumo de energia eléctrica na iluminação pública viária e decorativa. O objectivo final é “assegurar a redução progressiva da factura ao final do mês”, sem pôr em causa, porém, a segurança dos utentes dos espaços públicos.
Com as medidas implementadas desde Novembro, a poupança já ultrapassa os 40 mil euros, revelou ontem a edilidade presidida por José Eduardo Matos.
Até agora, a autarquia interveio no centro da cidade de Estarreja, no eco-parque empresarial e em alguns pontos das freguesias de Avanca, Beduído, Fermelã, Salreu e Pardilhó, desligando parcialmente alguns circuitos eléctricos seleccionados em áreas urbanas e em zonas não habitacionais.
Em 2011, os encargos da autarquia com os consumos de energia eléctrica rondaram os 800 mil euros, incluindo a iluminação pública e de equipamentos municipais.
Em articulação com a EDP, a Câmara definiu um plano de acção para diminuir essa despesa, cujas medidas estão a ser “gradualmente implementadas”.

Horário
reajustado

A diminuição da potência instalada, a substituição dos actuais dispositivos por tecnologia mais eficiente e económica e o desligamento de pontos de luz em algumas zonas do concelho são iniciativas já em curso.
Paralelamente, foi reajustado o horário de funcionamento da iluminação pública em 50 locais do município, com a instalação de relógios astronómicos nos postos de transformação. Esta medida proporciona uma maior eficiência energética uma vez que combate as “perdas em horários onde não há necessidade de iluminação”.
A iluminação decorativa de edifícios municipais também está a sofrer acertos, com a redução dos níveis de luminância através da troca de balastros, da colocação de lâmpadas economizadoras e da diminuição de potências.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt