A Câmara de Estarreja diz que o plano para redução do consumo de energia na autarquia começa a dar resultados. As medidas já estão em vigor desde novembro do ano passado e registou-se uma poupança que já ultrapassa os 40 mil euros por ano. A iluminação pública e decorativa são o centro das atenções desta ação que pretende assegurar a redução progressiva da fatura ao final do mês, sem risco de perda de qualquer das qualidades funcionais e de segurança dos sistemas de iluminação pública para os utentes da via.
Serão implementadas medidas de diminuição de potência instalada, substituição por tecnologia mais eficiente e económica e desligamento de pontos de luz em zonas onde se possa diminuir a iluminação.
Outras medidas implementadas prenderam-se com o reajustamento do horário de funcionamento da iluminação pública em 50 pontos do concelho, instalação de relógios astronómicos nos postos de transformação, diminuição da iluminação decorativa nos edifícios municipais e substituição de lâmpadas para económicas.
Os pontos de intervenção da autarquia foram, até agora, o centro da cidade de Estarreja, no Eco-Parque Empresarial e alguns pontos das freguesias de Avanca, Beduído, Fermelã, Salreu e Pardilhó. Diário de Aveiro |