FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS EXPERIMENTAM ACESSIBILIDADE DIFÍCIL EM MEIO URBANO.

“Um centímetro faz toda a diferença quando se está numa cadeira de rodas!”. Nos dias 25 e 26 de Junho, técnicos da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha experimentaram as dificuldades de um indivíduo com limitações físicas no âmbito de uma formação sobre acessibilidades e mobilidade do Programa RAMPA.

Esta acção pretendeu sensibilizar os funcionários municipais para as barreiras existentes no espaço público, ensinando-os a olhar o território de uma forma mais inclusiva. Com o recurso a casos reais, o formador José Duarte, arquitecto, elucidou os participantes sobre as barreiras mais comuns e apresentou pequenas alterações que podem ser concretizadas de forma a tornar o território mais acessível a todos.

Na maior parte dos casos, são pequenos pormenores que não implicam grandes investimentos, mas que fazem toda a diferença, como por exemplo, o desvio de mobiliário urbano de um sítio para outro. Para que os formandos pudessem sentir realmente as pequenas grandes barreiras que existem no espaço público, José Duarte convidou-os a andarem com os olhos vendados e apoiados numa bengala, interiorizando o papel de um invisual.

Os técnicos da autarquia confessaram que, mesmo andando num espaço familiar, sentiram-se "desorientados" e com "uma noção diferente de tempo e espaço". Já quando experimentaram andar de cadeira de rodas, viram como apenas um centímetro pode dificultar o acesso a um local e como "a largura dos passeios pode transformar uma deslocação num verdadeiro calvário", mas, na opinião dos formandos, a lição mais importante a reter é que "um território mais acessível não é somente benéfico para as pessoas com alguma deficiência, mas sim, para todos".


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt