TRABALHADORES DAS CANTINAS E REFEITÓRIOS DAS ESCOLAS, HOSPITAIS, E INSTITUTOS POLITÉCNICOS EM JORNADA DE PROTESTO.

Cerca de 350 trabalhadoras do sector das Cantinas e Refeitórios das Escolas, Hospitais, Institutos Politécnicos e outras Instituições, dos Distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu, irão participar em duas manifestações em Lisboa. Durante a manhã em frente à Associação dos Hotéis e Restaurantes de Portugal, onde irão entregar um conjunto de reivindicações, e à tarde, em frente ao Ministério da Educação.

O caderno reivindicativo quer garantir que os contratos de trabalho sejam feitos pelas Empresas que ganham o Concurso Público; que as trabalhadoras sejam contratadas no ano letivo seguinte, e contratadas para todo o ano letivo; que nos Refeitórios onde são confecionadas/servidas mais de 270 refeições, haja duas cozinheiras e garantir que o Caderno de Encargos seja cumprido na integra, nomeadamente no que diz respeito ao quadro de pessoal.

As estruturas sindicais contestam as alterações introduzidas no Código do Trabalho em “que além de haver uma diminuição nos salários reais em mais de 25%” mexe com 4 feriados, 3 dias de férias, pagamento do trabalho suplementar, pagamento do trabalho prestado em dias de descanso semanal e dias de feriados.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt