O Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea, a funcionar no Aeródromo de Manobra N.o 1, em Maceda, mostrou várias habilidades em dia de aniversário
Nos 26 anos que leva de vida, o Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea (CTCFA), a funcionar no Aeródromo de Manobra N.o 1, em Maceda, no concelho de Ovar, já preparou mais de 1.300 equipas – sempre constituídas por um militar e um cão.
Esta e outras curiosidades foram reveladas no decorrer da cerimónia militar que assinalou a efeméride e que contou com uma demonstração das capacidades operacionais do CTCFA.
A cerimónia, que teve lugar há dias, foi presidida pelo Tenente-General Carlos Tia, Comandante Aéreo, que realçou o “esforço, zelo e determinação dos militares que desempenham esta função”. Na sua óptica, estas qualidades são sempre de realçar, pois é necessário “gosto e aptidão própria, acompanhada de intuição, para desenvolver diariamente um intenso trabalho” com os cães militares utilizados nas diferentes vertentes cinotécnicas – segurança, detecção de estupefacientes e explosivos”. Carlos Tia evidenciou igualmente o papel relevante do CTCFA em missões públicas, nas quais se incluem as demonstrações cinotécnicas à população.
Diário de Aveiro |