CM DE ESTARREJA DISPONIBILIZA ESPAÇO PARA HORTAS URBANAS.

“Hortas Urbanas” é o novo projecto da Câmara Municipal de Estarreja com vista a complementar o rendimento económico das famílias do concelho.

A Autarquia vai disponibilizar aos munícipes, “de forma gratuita, uma parcela de terreno para produção agrícola”, fomentando, assim, o “espírito comunitário e a prática da agricultura tradicional”, anunciam em comunicado.

Além de poder ser um contributo para a economia familiar, estes espaços assumem grande importância na promoção de hábitos de consumo sustentáveis, podem ser também espaços lazer e com enorme potencial sociocultural tal como um incentivo à requalificação ambiental de terrenos camarários abandonados, subaproveitados ou com uso inadequado, assim o pretende a Autarquia.

Outros objectivos da iniciativa passam por promover hábitos de alimentação saudável, com recurso a produtos vegetais provenientes da agricultura tradicional; responder às necessidades crescentes de contacto da população urbana com o espaço rural e acima de tudo a Câmara de Estarreja compromete-se a disponibilizar aos munícipes, de forma gratuita, uma parcela de terreno que se destina única e exclusivamente à produção de espécies hortícolas, plantas aromáticas, medicinais, pequenos frutos e flores de corte.

Numa primeira fase, e para se avaliar a adesão dos munícipes, o projecto vai ser implementado no terreno ao lado do quartel dos Bombeiros Voluntários. Uma área total de 3000m2 dividida por 60 parcelas de 36m2 cada, os lotes vão ser atribuídos por ordem de inscrição. Os interessados devem apresentar a sua candidaturas no Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja.


Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt