ÍLHAVO: DEPUTADO QUER PARQUE DE CIÊNCIA EM ZONA INDUSTRIAL

Pedro Filipe Soares, deputado do BE eleito por Aveiro, defende que o Parque de Ciência e Inovação, encabeçado pela Universidade de Aveiro, seja construído numa zona industrial. O parlamentar interpelou o Governo sobre a “opção por terrenos agrícolas”, quando “existem terrenos disponíveis em zonas industriais para a implantação” do empreendimento, previsto para os concelhos de Ílhavo e Aveiro.
O parque está planeado para algumas das “terras agrícolas mais produtivas do distrito”, o que torna a escolha “questionável”. “Os terrenos encontram-se em plena produção, com três explorações agrícolas em funcionamento e sendo a subsistência de dezenas de pessoas”, diz, acrescentando que “no momento em que o próprio Governo identifica a agricultura como uma das áreas prioritárias, é incompreensível que se proceda à destruição de terreno fértil”.
Para o bloquista, “é notória a falta de aproveitamento de diversas zonas industriais das proximidades que poderiam ser utilizadas, com um investimento reduzido, para a instalação deste parque”.
O deputado alerta, por outro lado, que no actual cenário de crise o projecto “poderá tornar-se numa ideia megalómana, sem retorno do investimento realizado e longe de atingir os objectivos propostos”.
Pedro Filipe Soares quer assegurar que os “dinheiros disponíveis” para o complexo científico “são bem utilizados” e que “não vão resultar na delapidação das ajudas europeias”, aludindo à comparticipação financeira comunitária já aprovada.
“O BE considera essencial que o Governo clarifique se todos os estudos de viabilidade económica e de localizações alternativas foram realizados, para garantir que o projecto não se torne no futuro num meio de especulação imobiliária”, refere.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt