AVEIRO CONCORRE COM SETE PROJECTOS AOS PRÉMIOS TURISMO DE PORTUGAL

As empresas de Aveiro Bik&Vento e Aveiro Emotions são duas das concorrentes do distrito de Aveiro aos Prémios Turismo de Portugal.
À sétima edição do evento foram apresentadas 150 candidaturas, número superior ao ano anterior, tendo sido aceites 142. Destas, sete pertencem ao distrito, candidatas em várias categorias.
A Bik&Vento, gerida por Catarina Diogo, proporciona passeios pela cidade nas chamadas “bolinas”, triciclos a pedais e com motores eléctricos. Já a Aveiro Emotions, de Virgílio Porto, promete “experiências únicas” através de visitas temáticas na região, passeios de moliceiro ou observação de aves. Ambas as empresas sediadas em Aveiro concorrem na modalidade Serviços, juntamente com 18 outras candidaturas de outros pontos do país.
Na categoria Requalificação de Projecto Privado apresentaram-se duas propostas de Aveiro: o Grande Hotel do Luso, na Mealhada, e a Adega do Fidalgo, em Águeda. Neste sector existem seis outras candidaturas.
Nos Eventos, o distrito está representado por dois acontecimentos em Arouca: a Feira das Colheitas, promovida pela Câmara, e o Congresso Internacional de Geoturismo, organizado pela Associação do Geoparque de Arouca. Esta é a categoria com mais concorrentes, um total de 52.
Na categoria Requalificação de Projecto Público figura uma candidatura do distrito: a rede de percursos pedestres e cicláveis de Estarreja, conhecido como BioRia.
Nas áreas Novo Projecto Privado, Novo Projecto Público, Sustentabilidade Ambiental e Qualidade do Serviço não figura qualquer concorrente de Aveiro.

“Relevância turística”
Os galardões serão entregues no próximo dia 26, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Nesta sétima edição, o júri é encabeçado por Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura, sendo ainda composto por Adília Lisboa (Confederação do Turismo Português), Frederico Costa (Turismo de Portugal), António Peres Metelo (jornalista) e Jorge Marrão (Deloitte Consultores).
Os Prémios Turismo de Portugal são desenvolvidos pelo Turismo de Portugal visando “premiar e divulgar projectos e iniciativas de relevância turística que tenham contribuído, de forma significativa, para a qualificação da oferta e para o reforço da competitividade do sector”.
O Turismo de Portugal desenvolverá iniciativas de divulgação dos projectos premiados, nomeadamente junto dos órgãos de comunicação social e nos portais institucionais, com o objectivo de “realçar a excelência desses projectos e o seu contributo na requalificação e valorização do turismo nacional”. Os vencedores poderão ostentar, nos seus suportes promocionais, a marca Prémios Turismo de Portugal”.
Na última edição, o Aliança Underground Museum, em Anadia, arrecadou uma menção honrosa na categoria Requalificação de Projecto Privado. Dos oito projectos do distrito de Aveiro candidatos, só o museu de Joe Berardo conseguiu um troféu.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt