FLORINHAS DO VOUGA EM PROJETO PARA REALOJAR OS SEM-ABRIGO.

A IPSS Florinhas do Vouga aderiu ao projeto "Casas Primeiro". Procura dar resposta aos problemas dos sem abrigo do concelho de Aveiro. O Padre João Gonçalves, presidente da Instituição de Solidariedade Social, não tem dúvidas: para ajudar uma pessoa que vive na rua a primeira coisa a fazer é arranjar um local para viver.

"Casas Primeiro porque as pessoas sem abrigo para fazerem qualquer tipo de integração na sociedade, ou fazerem qualquer tratamento de desintoxicação alcoólica ou outros, devem ter uma casa com capacidade e com dignidade. É a resposta que é considerada pelos sociólogos como a primeira necessidade a responder para depois outras necessidades terem também resposta”.

Não se trata de habitações comunitárias. Cada sem abrigo terá o seu próprio lar. Este projeto está a ser levado a cabo a nível internacional. Em Portugal, Lisboa foi a cidade pioneira da iniciativa.

“Isto é um projeto internacional que está a ser experimentado também em Lisboa. Uma Instituição aluga uma casa no mercado normal de aluguer de casas, a Instituição paga, tem compromisso direto com o senhorio, o sem abrigo é instalado, é acompanhado permanentemente por técnicos que possam ajudá-lo para que ele possa também tomar conta da sua casa. O sem abrigo também comparticipa com alguma coisa - 30% - daquilo que possam ser os seus proveitos, algum rendimento que possa ter, rendimento social de inserção, alguma reforma, o que seja. Cerca de 30% é do próprio sem abrigo e o resto é a própria Instituição com os apoios da Segurança Social e outras instituições”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt