A Câmara de Aveiro vai mesmo avançar para a instalação de passadeiras artísticas na cidade. Os pareceres necessários apontam para uma solução exequível e a autarquia admite aplicar a ideia de Gustavo Ramos que prevê a utilização de elementos artísticos na decoração de passadeiras para atravessamento de ruas e avenidas.
Depois de afastadas eventuais infrações às regras de trânsito, dissipadas por pareceres favoráveis, aguarda-se apenas que apareçam mecenas para a instalação de passadeiras artísticas em alguns pontos da cidade de Aveiro.
“Respostas positivas do Instituto de Mobilidade e dos Cidadãos automobilizados”, adiantou a vereadora Maria da Luz Nolasco.
A ideia das passadeiras artísticas, da autoria de Gustavo Ramos, residente em Cacia, foi escolhida num concurso dinamizado pela Câmara em 2010.
Sem querer colocar em causa o interesse do projeto, João Sousa, vereador do PS, contesta apenas as prioridades municipais, deixando para trás a manutenção dos espaços públicos. “Passeios completamente degradados. Lá está o problema das prioridades”.
A vereadora Maria da Luz Nolasco espera, contudo, que a intervenção de arte urbana, além da componente pedagógica sobre circulação rodoviária, permita também fazer alguns melhoramentos nas zonas pedonais. Diário de Aveiro |