MUSEU DA VISTA ALEGRE ASSINALA 48.º ANIVERSÁRIO

O Museu da Vista Alegre prepara-se para voltar a apagar as velas, assinalando o seu 48.º aniversário. Serão seis dias de festa, com várias actividades dirigidas ao público em geral. A partir deste domingo e até ao dia 22, há mais um bom motivo para visitar a unidade museológica da fábrica da Vista Alegre.
Uma das propostas especiais de aniversário passa por umas jornadas de desenho, intituladas “Olhar e pensar o património industrial”. Decorrerão no domingo, segunda e terça-feira, no Largo da Vista Alegre, com participação gratuita, e pretendem dar a oportunidade aos participantes de, “através do desenho e do registo escrito, descobrir e partilhar novas interpretações deste espaço”.
Também no âmbito do aniversário do museu, serão realizadas visitas guiadas temáticas ao bairro da fábrica. “Olhar o Bairro da Vista Alegre” é o título da iniciativa que irá ter lugar nos dias 20, 21 e 22, a partir das 15 horas – igualmente com acesso gratuito, mas sujeita a inscrição prévia. O que se propõe é “uma viagem pelas memórias e espaços do Bairro da Vista Alegre, orientada pelo olhar e experiência de um dos seus moradores”, evidencia Filipa Quatorze, coordenadora do Museu da Vista Alegre.

Entradas gratuitas no museu
Para além destas iniciativas, fica também a proposta de uma (re)descoberta do espaço museológico inaugurado em 1964 e que está integrado no complexo da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre – o edifício onde se encontra actualmente o museu ocupa uma das antigas alas de oficinas da empresa. No domingo, segunda e terça-feira, as entradas no museu são livres (entre as 9 e as 18 horas).
Nas salas de exposição permanente, o visitante pode observar a evolução histórica da porcelana e apreciar peças em vidro e cerâmica representativas da produção Vista Alegre, desde a sua fundação até aos dias de hoje. O museu narra, assim, nas suas salas, o percurso histórico da empresa ao longo de quase 200 anos e dá o seu contributo para o entendimento de uma marca nacional, baseada numa imagem de qualidade e distinção. A exibição das peças obedece a uma sequência cronológica que se inicia com a produção do vidro e cristal, em 1824, e se estende até à actualidade.
A festa do 48.o aniversário acontece poucos dias antes de um outro momento de festa para a fábrica e comunidade da Vista Alegre em geral. A partir do dia 29 deste mês e até ao dia 2 de Julho, acontecem as tradicionais Festas em Honra da Nossa Senhora da Penha de França, que, ano após ano, atraem milhares de visitantes à localidade ilhavense.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt