O PS volta hoje a questionar a maioria PSD/CDS sobre a polémica construção da ponte pedonal no canal central da ria, obra que se encontra parada há várias semanas. Os vereadores socialistas irão aproveitar a reunião do executivo municipal (Paços do Concelho, 20 horas, aberta à população) para insistirem na “anulação da empreitada e retirada do estaleiro”, que ocupa uma boa parte do largo do Rossio, no centro da cidade.
O principal partido da oposição tem-se manifestado contra a construção da travessia entre o Rossio e o Alboi no local defendido pela coligação encabeçada por Élio Maia, sustentando que a ponte deve nascer mais junto à antiga lota, de acordo com a proposta do Polis de Aveiro.
A obra está suspensa há várias semanas. Recentemente, a Ar-Lindo, empresa de Braga que venceu o concurso para a construção da travessia, desistiu da obra invocando o “tempo de paragem” da empreitada por razões que imputou à autarquia.
Perante a desistência, Élio Maia anunciou três alternativas em estudo: a empresa ceder a posição contratual a outra, envolvendo a mesma verba e as mesmas condições; proceder-se a um ajuste directo; ou abrir um novo concurso. Ainda não se conhece, porém, qual a solução para o actual impasse.
Diário de Aveiro |