CÂMARAS DA REGIÃO DEVEM CERCA DE 500 MILHÕES DE EUROS

As dívidas das Câmaras Municipais da região de Aveiro ascendem a cerca de 500 milhões de euros. Sem surpresa, a capital de distrito (Aveiro), aparece a liderar a lista dos municípios com maior montante de dívida (mais de 146 milhões de euros), seguida de Santa Maria da Feira, cujo montante de dívida total ascende a 75,7 milhões de euros.
De acordo com os números que foram disponibilizados ao Diário de Aveiro pela Secretaria de Estado da Administração Local, entre as autarquias com maior montante de dívida estão também Oliveira de Azeméis (com uma dívida total de 47,6 milhões de euros), Espinho (com 43,5 milhões de euros) e Ílhavo (com 29,9 milhões de euros).
A Câmara da Mealhada é a autarquia que regista um valor de dívida total mais baixo (2,3 milhões de euros), seguida da Murtosa (2,9 milhões de euros). Entre as autarquias menos devedoras estão também Sever do Vouga (4,9 milhões de euros), Arouca (5,5 milhões), Anadia (6,7 milhões), Albergaria-a-Velha (7 milhões), Ovar (9,9 milhões) e Águeda (10,5 milhões de euros).
Ainda de acordo com os dados disponibilizados pela Secretaria de Estado da Administração Local, dois dos 19 municípios do distrito apresentam desequilíbrio financeiro estrutural: Aveiro e Castelo de Paiva. Segundo especifica a secretaria de Estado, ambos os municípios já celebraram com o Estado acordos de saneamento financeiro. Oliveira de Azeméis foi outra das autarquias que já celebrou acordo de saneamento financeiro.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt