PSD ANTECIPA ELEIÇÕES DISTRITAIS PARA 20 DE JULHO

O PSD decidiu antecipar em cinco meses as eleições para a comissão distrital. O actual mandato terminaria apenas em Dezembro, mas a necessidade de preparar atempadamente as eleições autárquicas de 2013 levaram os sociais-democratas a fazer acertos no anterior calendário.
A escolha do novo líder distrital será feita a 20 de Julho, pondo fim aos seis anos que António Topa leva à frente da organização.
A antecipação deveu-se a “questões estratégicas”, explicou o presidente distrital ao Diário de Aveiro. O objectivo é que a futura direcção “arranque com o trabalho” de preparação das eleições autárquicas em Setembro, logo na reentrada política do PSD após as férias.
António Topa, de Santa Maria da Feira, entrou para a chefia do PSD/Aveiro em 2006, concorrendo sob o lema “Mais próximo das pessoas” e derrotando Luís Montenegro, actual líder parlamentar do partido e ex-candidato à Câmara de Espinho.
Dois anos mais tarde viria a ser reeleito, dessa vez sem oposição, mandato que ficou marcado pelo ciclo eleitoral de 2009 (legislativas, autárquicas e europeias). Novamente sem adversários, venceria o sufrágio de 2010, partindo para o seu terceiro e último mandato.
António Topa está estatutariamente impedido de voltar a candidatar-se, pelo que terão de perfilar-se novos nomes para a liderança distrital dos sociais-democratas.
Engenheiro civil de profissão, o ainda presidente do PSD/Aveiro exerceu vários cargos políticos, sendo membro activo do partido há cerca de três décadas. Dirigiu a comissão concelhia de Santa Maria da Feira durante dois mandatos e no seu concelho foi vereador durante oito anos e membro da Assembleia Municipal. Actualmente, é vice-presidente da Mesa do Congresso do PSD, órgão encabeçado pelo autarca de Viseu Fernando Ruas.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt