Um grupo de militantes socialistas de Ílhavo manifestou ontem o seu apoio à candidatura de Pedro Nuno Santos à federação distrital do PS, não alinhando com o líder local, José Vaz, que nos últimos dias anunciou o seu voto em Helena Terra.
“O facto de o presidente da comissão concelhia apoiar um candidato, não quer isso dizer que todos os militantes do PS/Ílhavo apoiam incondicionalmente esse mesmo candidato”, lembram os apoiantes de Pedro Nuno Santos, que se definem como “um grupo de militantes, dirigentes, autarcas e jovens socialistas encabeçado por João Oliveira”.
Estes militantes repetem o apoio dado ao deputado nas eleições de 2010. “Tal como há dois anos, esperamos conseguir novamente uma vitória na secção de Ílhavo para Pedro Nuno Santos”, dizem.
Para estes socialistas ilhavenses, trata-se de “um momento determinante para o futuro do partido no distrito”. “Este acto eleitoral reveste-se de grande significado em tempo de crise, não só financeira, económica e social, mas também ideológica. Participar neste acto eleitoral e escolher o próximo presidente de federação é, por isso, uma tarefa de enorme responsabilidade”, lê-se numa carta que escreveram aos militantes locais.
Pedro Nuno Santos é o candidato “mais bem preparado para liderar” a estrutura distrital do partido, “não só pelo trabalho que desenvolveu no último mandato mas também porque é uma referência de uma nova geração de políticos do PS”.
“Esta candidatura bate-se pela afirmação dos valores do socialismo democrático, pela afirmação de uma federação distrital com uma atitude interventiva na política e na sociedade, combatendo a direita e o desmantelamento do Estado social, apoiando todas as estruturas locais nessa tarefa, tendo as eleições autárquicas como o momento de afirmação desses mesmos valores”, referem.
No fim-de-semana, José Vaz assumiu o apoio à candidatura de Helena Terra, juntamente com o número dois do PS/Ílhavo, Júlio Merendeiro.
Eleições sexta-feira,
congresso a 30 em Ovar
As eleições para a federação distrital do PS disputam-se esta sexta-feira, opondo Pedro Nuno Santos e Helena Terra. O congresso distrital irá realizar-se a 30 de Junho no pavilhão gimnodesportivo de Maceda, em Ovar. Entre os apoiantes de Pedro Nuno Santos conta-se o deputado e ex-governador civil Filipe Neto Brandão, que encabeça a lista de delegados ao congresso em Aveiro. Neste município, Eduardo Feio, líder concelhio, Pedro Pires da Rosa ou Daniel Lopes também votam no presidente da federação. Em Aveiro, Raul Martins, deputado municipal e ex-líder concelhio, é o número um na lista de delegados a favor de Helena Terra. Gonçalo Fonseca e Paulo Jesus, ambos membros da Assembleia Municipal, também apoiam a antiga deputada. Gil Nadais, presidente da Câmara de Águeda, Fernando Mendonça, vereador em Estarreja, ou o ex-governador civil José Mota, ex-presidente da Câmara de Espinho e líder desta concelhia, são apoiantes da ex-directora regional de Segurança Social. Os presidentes das câmaras de Ovar, Manuel Oliveira, e de Sever do Vouga, Manuel Soares, estão ao lado de Pedro Nuno Santos, assim como o vereador estarrejense Manuel Pinto Ferreira e a deputada Rosa Maria Albernaz.
Diário de Aveiro |