MARINHA PORTUGUESA TESTA NOVO SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO DESENVOLVIDO NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO.

O Research Day, da UA, marcado para esta quarta-feira, prepara-se para apresentar um novo sistema de localização como ferramenta nas missões humanitárias levadas a cabo pela Marinha. NAPIS (Navy Positioning and Identification Systems) foi o nome escolhido para este sistema de localização, considerado único no mundo, e que resulta de uma parceria entre o Instituto de Telecomunicações, a UA e a Marinha Portuguesa.

A apresentação será às 11 horas, junto ao edifício da Reitoria, e conta com uma demonstração, no Campus da Universidade de Aveiro, das potencialidades do projeto que vai ser utilizado nas próximas missões humanitárias.

Nuno Borges Carvalho, coordenador do projeto no IT, adiante que "o sistema tem como objetivo ter uma localização precisa e constante dos homens destacados nestas missões e sua subsequente georreferenciação. Espera-se conseguir maximizar e otimizar a logística deste tipo de atividade de uma forma muito eficiente".

O sistema tem duas vertentes, uma em ambientes exteriores, que recorrendo a sinais GPS e um sub-sistema de localização que permite identificar e localizar pessoas em ambientes interiores, nomeadamente dentro de edifícios em ruínas.

No espaço expositivo do Research Day, junto ao edifício da Reitoria, serão apresentados diversos protótipos e 157 posters relativos a projetos científicos da Universidade.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt