PESCA ILEGAL NA RIA DE AVEIRO ESTÁ A AUMENTAR. POLICIA MARÍTIMA SEM MEIOS PARA MAIS FISCALIZAÇÃO.

Está a aumentar a pesca ilegal na Ria de Aveiro.

A apanha ilegal de moluscos e bivalves na Ria de Aveiro está a aumentar significativamente, estando, actualmente, proibida por causa das toxinas. A ameijoa e o berbigão são comercializados ilegalmente e acabam por ser um grave risco para a saúde pública. Factos denunciados numa reportagem realizada pela RTP na Gafanha da Nazaré. Um mariscador legalizado fez a denuncia. "Anda aí muita gente clandestina, portugueses, ucranianos e outros que na maré baixa apanham berbigão para comercialização".

José Miguel Costa dirigente da Associação de Pesca Artesanal da Ria (APARA), considera a apanha ilegal uma ameaça à actividade dos profissionais da Ria. "Compreendo a necessidade das pessoas mas isso é uma falta de respeito para quem é pescador profissional, para quem vive da Ria e para com futuras pessoas desempregadas interessadas em viver legalmente da Ria", sublinhou.

Coelho Gil, Comandante da Capitania do Porto de Aveiro, queixa-se da falta de meios para fiscalizar mais. "A área é muito extensa, são cerca de 11 mil hectares e a acção de fiscalização, mesmo que seja focalizada num ponto específico, não nos permite a fiscalização noutras áreas, se tivéssemos mais meios seria possível melhorar essa fiscalização", disse.

A Polícia Marítima mantém um piquete durante 24 horas com três policias e seis fiscalizadores, meios considerados escassos para dissuadir os "apanhadores" ilegais, que serão dezenas, diariamente, nas margens da Ria.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt