MARCO ANTÓNIO COSTA DIZ QUE GOVERNAÇÃO PSD/CDS FEZ PORTUGAL RECUPERAR CREDIBILIDADE INTERNACIONAL.

O secretário de Estado da Solidariedade, Marco António Costa, diz que a governação PSD/CDS fez Portugal descolar da Grécia e considera que o País recuperou a credibilidade internacional. Marco António Costa falava na Universidade do Poder Local do PSD, que decorreu na Curia, distrito de Aveiro, e comparou a situação atual com a que se vivia há um ano e meio, sob a governação socialista.

"Há um ano pressentia-se um ambiente de conflitualidade explosiva. Falava-se de Portugal e da Grécia como gémeos com os mesmos sintomas e comportamentos. Percebia-mos que estávamos perto de um processo similar", recordou.

Na perspetiva de Marco António Costa, o caminho percorrido permitiu a Portugal readquirir a credibilidade internacional, porque foram feitos ajustamentos "dos mais difíceis e profundos de que há memória, com paz social e respeito dos poderes públicos pelas opiniões divergentes" e essa foi a "opção de fundo" para uma governação difícil.

Marco António Costa deu como exemplos do que mudou no país a pacificação das escolas, que eram "campo de batalha política, com a Educação a viver em pé de guerra", a Saúde, em que " foi vencida a batalha com a indústria farmacêutica, com uma poupança de 300 milhões de euros", e a resolução de "um dos mais graves problemas", o das autarquias.

"O poder local estava em enormes dificuldades financeiras porque, entre outras razões, teve de se substituir, em muitas matérias, ao poder central e este governo fez a lei dos compromissos que estanca a despesa sem cobertura orçamental, e a seguir ajudou a reestruturar o passivo local", salientou.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt