FESTAS DE VALE DE CAMBRA ANIMAM A CIDADE

O envolvimento da juventude e dos artesãos nas Festas de Vale de Cambra assegura a “preservação das tradições locais”, afirmou a vereadora Adriana Rodrigues, da Câmara Municipal valecambrense.
As tradicionais Festas de Santo António, que têm o “dia maior” e de cariz religioso a 13 de Junho, serão acompanhadas este ano pela Semana da Juventude e pela Mostra de Artesanato, num programa que arrancou na quinta-feira.
“O cartaz pisca o olho à juventude, como forma de assegurar o futuro de um evento de referência no concelho. Por outro lado, os 22 artesãos valecambrenses vêm trazer uma especial beleza e um toque de tradicionalismo”, disse.
O programa de 2012 não é marcado “por nomes sonantes do panorama artístico nacional, mas ainda assim deverá orgulhar os valecambrenses”, sublinhou.

Programa iniciou-se no dia 7
As actividades arrancaram na passada quinta-feira, com o “ELO Fashion – Desfile de Moda”, pelos alunos do curso de Artes Visuais da EB2/3 e Escola Secundária de Búzio. As bandas também estiveram em evidência no cartaz, com os “Joseph”, “ODD” e os bem conhecidos “Lullulemon” que garantiram uma noite de sexta-feira bem animada. Destaque, ainda, para o concerto dos “Lucky Duckies”, marcado para amanhã.
O Grupo de Cavaquinhos e Cantares da Casa do Professor actuará hoje, assim como a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins da Maia. Já as tradicionais Marchas Populares estão agendadas para o dia 12.
Inserido na Mostra de Artesanato, o Desfile de Moda “Saberes antigos, perspectivas novas”, do Grupo de Artesãs de Arões, realizou-se na noite de ontem, que também contou com a actuação da Tuna da Casa do Professor.
Este ano não decorrerá a mostra de gastronomia e vinhos que costumava estar associada à de artesanato. “Convidamos todos os restaurantes do concelho, mas só quatro acederam ao convite e um desses ainda salientou a preferência por uma aposta no serviço a eventos da época, como são as comunhões. E, sem restauração, os vinhos perdem a sua companhia natural, pelo que a mostra de vinhos também foi suspensa”, acrescentou Adriana Rodrigues.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt