BRUNO COIMBRA (PSD) RECUSA PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA MAS ADMITE PRIVADOS NA GESTÃO OPERACIONAL DOS SERVIÇOS.

O deputado Bruno Coimbra, eleito nas listas do PSD pelo círculo de Aveiro, reitera a necessidade de mudanças no sistema português de abastecimento de águas e de saneamento.

Considera prioritária a reforma do setor e das políticas públicas defendendo “a propriedade pública do bem água e dos recursos hídricos em geral, a acessibilidade económica e social dos serviços de águas para as pessoas, independentemente da sua condição económica, coesão territorial e correção da disparidade territorial das tarifas, a sustentabilidade ambiental dos recursos hídricos e a reestruturação do setor de modo a melhorar eficiência e desempenho”.

A defesa do princípio da “titularidade pública dos ativos e dos serviços” acaba por incluir outra nota sobre a possível “empresarialização e o envolvimento dos particulares na gestão operacional dos serviços”.

O discurso foi mantido numa audição à ministra do Ambiente em que o parlamentar social democrata defendeu “alterações significativas” no abastecimento de água sobre pena de se “originarem mais injustiças sociais e disparidades tarifárias entre regiões”.

Os grupos parlamentares do PSD e do CDS apresentaram um Projeto de Resolução que promove a acessibilidade, sustentabilidade e qualidade dos serviços de água e saneamento, iniciativa que o deputado aveirense voltou a defender na audição. Defende que “a água não pode ser um bem usufruído de forma gratuita” mas quer “modos idóneos de recuperação integral dos custos”.

Defendeu, ainda, o estabelecimento de uma tarifa social para as famílias mais carenciadas “que assegure que ninguém fique privado de acesso à água e ao saneamento por força da respetiva situação económica ou social”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt