Águeda recebeu mais uma edição do Festival de Tunas da Cidade da Águeda. Durante dois dias várias tunas, com cerca de 200 tunos representantes, juntaram-se na cidade. O FESTUNAG começou na sexta-feira à noite com a Noite de Serenatas e com o Parque Municipal da Alta Vila como pano de fundo.
O grupo “Quartetos do Conservatório de Musica de Águeda” deram início ao evento e seguiram-se as atuações das tunas Oportuna - Ciências da Saúde do Porto e Copituna D Oppidana – Tuna Académica da Cidade da Guarda.
Durante a tarde de sábado decorreu o já tradicional Passa-Calles, que levou as ruas de Águeda todas as tunas a concurso e convidadas. Às 21h30 teve lugar, no Cineteatro São Pedro, o tão aguardado Festival das Tunas.
A noite começou com a Orquestra Ligeira do Conservatório de Musica de Águeda seguiu-se a atuação das tunas e a animação da noite foi do encargo do comediante Mário Faísca. A noite finalizou com a entrega de prémios, que consagrou os vencedores da noite.
O prémio de Melhor Estandarte foi entregue à Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa – TAFUL, os prémios de Melhor Pandeireta, Melhor Solista e Tuna mais Tuna foram entregues à Estudantina de Braga.
A Tuna Académica da Guarda - Copituna d Oppidana – ganhou os prémios de Melhor Serenata, Melhor Interpretação Musical (instrumental) e Melhor Tuna e a Tuna Académica de Ciências da Saúde Norte – Oportuna – levou para casa o prémio de Melhor Passa-Calhas. Diário de Aveiro |