ESCOLA PROFISSIONAL DA MEALHADA É EXEMPLO DE EMPREGABILIDADE

A Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), da Mealhada, vai antecipar para a próxima sexta-feira as comemorações do 21.o aniversário. Ontem, deu a conhecer aos jornalistas a evolução que se tem verificado na instituição, principalmente desde a última década, em que se evidencia a taxa de empregabilidade dos seus formandos, que ronda os 82% em praticamente todas as áreas de formação.
“Mesmo num momento muito difícil para todos, com evidentes preocupações e falta de investimento, temos, mesmo assim, uma empregabilidade que nos satisfaz em referência dos últimos dez anos”, informou, ontem, em conferência de imprensa, João Pega, director-geral da EPVL. A conclusão dos formandos também tem uma taxa alta, sendo que 90% dos alunos terminam os cursos, o mesmo sucedendo com aqueles que prosseguem os estudos no ensino superior depois de concluírem a formação da EPVL, ou seja, 17%.
Esta evolução não deixa de orgulhar a direcção desta instituição da Mealhada que se assume como uma importante peça do motor do desenvolvimento local e regional ao nível da formação profissional, assegurou João Pega, o que levou a direcção deste estabelecimento de ensino a ampliar a sua oferta formativa com a finalidade “de contribuir para o défice escolar e profissional da população local”, alargando a formação aos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA).
Segundo a directora pedagógica da EPVL, Manuela Alves, no próximo ano lectivo a Vasconcellos Lebre vai avançar com mais quatro áreas de formação (leia-se cursos) referentes a técnicos de restauração na variante de cozinha/pastelaria; de energias renováveis na variante de sistemas fotovoltaicos; de informática de gestão; e de electrónica, automação e comando.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt