SECA COMPROMETE PRODUÇÃO LEITEIRA

Grande parte da cultura de forragens para alimentação dos bovinos leiteiros na região aveirense ficou perdida devido à falta de água, disse à Lusa Miguel Bento, da Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA).
O norte do distrito de Aveiro é uma das regiões do país mais afetadas pela seca, de acordo com o 6.o relatório sobre o acompanhamento e avaliação dos impactos da seca, publicado anteontem pelo Ministério da Agricultura e Ambiente.
“A cultura de Outono/Inverno de azevém e forragens foi lastimosa e o preço dos fenos aumentou em larga escala em relação ao ano passado”, relatou à Lusa aquele membro da direção da ALDA.
Segundo Miguel Bento, na região domina a cultura do milho e um grande número de produtores de leite perderam as suas produções e já tiveram de semear segunda vez.
Na primeira vez não houve água suficiente para a germinação da planta e o frio que veio depois não permitiu o seu desenvolvimento normal.
“Tiveram de fazer segunda sementeira, o que, do ponto de vista dos factores de produção e da necessidade de importar sementes torna-se incomportável, tendo em conta as necessidades que as explorações de leite têm desta cultura”, disse.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt