ULISSES PEREIRA PREOCUPADO COM A REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE SARDINHA PESCADA.

O deputado do PSD Ulisses Pereira, eleito pelo círculo de Aveiro, manifesta-se preocupado com a redução da quantidade de sardinha pescada na costa portuguesa.

Servindo-se de uma "pergunta" dirigida ao Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, o parlamentar social democrata interroga a tutela sobre "quais os procedimentos que estão à disposição do Governo para atuar no sentido de atenuar os riscos económicos, sociais e ambientais que estão associados a esta eventual quebra dos stocks de sardinha".

Ulisses Pereira quer conhecer do Governo "que informação estatística e científica dispõe sobre este assunto, uma vez que a comunicação social tem noticiado que as capturas de sardinha na costa portuguesa têm vindo a diminuir, ao longo dos últimos 10 anos, tendo a redução da quantidade pescada atingido mais de 50 por cento neste período".

“De acordo, com informações da imprensa, que citam fonte oficial do Governo", esta redução é resultado de uma “diminuição de longo prazo do stock ibérico”, descartando "a hipótese de existir um esforço de pesca desadequado, apontando, ainda, como principais causas os fatores ambientais”. Segundo é referido no documento, o decréscimo não se verifica de igual modo em todas as regiões da Península Ibérica. Em Portugal, a região mais afectada parece ser o Algarve (78%), seguindo-se a região Centro (53%) e Norte (48%), registando-se nesta “uma maior flutuação”.

“Sendo a sardinha a principal espécie capturada na costa marítima portuguesa, pelas embarcações nacionais, faturando por ano cerca de 50 milhões de euros, este fenómeno merece preocupação por parte dos diversos agentes económicos e das próprias autoridades”, sublinha Ulisses Pereira, acrescentando que “poderá estar em causa o abastecimento das indústrias conserveiras nacionais, colocando em risco a viabilidade das mesmas, com elevados custos económicos para a economia nacional”. Na Pergunta agora dirigida à tutela, o deputado aveirense quer saber quais as razões que, na ótica do Governo, “justificam as variações ocorridas quer nos desembarques, quer na abundância de sardinha”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt