O Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz recebe, esta sexta-feira, a Finalíssima da 23.ª edição das “Escolíadas Glicínias Plaza 2012”.
Escola Secundária Homem Cristo, de Aveiro, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, Colégio de Albergaria-a-Velha e a Escola Secundária Dom Dinis, de Coimbra, são os finalistas.
A Secundária Homem Cristo trouxe à edição de 2012 das “Escolíadas” o tema “O Poder da Palavra”, onde todas as provas pretenderam mostrar a sua importância, num hino à palavra. Já a EPADRV escolheu o tema “Metamorfoses”. A escola recorreu ao símbolo da borboleta, que foi aparecendo ao longo de cada prova e representou a transformação.
Das secundárias do Pólo II, o Colégio de Albergaria apostou no tema “O fim não existe”, que trouxe uma invasão de Maias à Quinta dos Três Pinheiros com os elementos da Claque. As profecias que previam o fim do mundo foram um dos pontos abordados pela escola. O tema da Dom Dinis – “Vozes de Maio” – mostrou provas de intervenção, que se apoiaram no mês da renovação, da revolução e até da indignação.
Após realizar-se a Finalíssima, a 23.ª edição das “Escolíadas Glicínias Plaza 2012” termina com a “Gala de Entrega de Prémios das Escolíadas Glicínias Plaza 2012”, que regressa ao Centro Cultural de Ílhavo, no dia 6 de Junho, com um espectáculo que além da entrega de troféus e medalhas vai trazer de novo ao palco as provas mais pontuadas dos dois pólos. Diário de Aveiro |