SANTA MARIA DA FEIRA: FESTIVAL DE “SONHOS” SUPEROU AS EXPECTATIVAS

Foi com o Projecto Imaginar o Futuro (Parada, Concerto e Baile Comunitário) que, no domingo, caiu o pano sobre aquela que foi a 12.a edição do Festival Internacional de Teatro de Rua (FITR): durante três dias, 37 companhias de nove países ocuparam e transformaram o espaço público do centro da cidade. Uma maratona de 70 apresentações, quatro estreias nacionais, cinco criações Imaginarius e 14 projectos “Mais Imaginarius”.
A noite de abertura – a 25 de Maio – foi “molhada”, tendo a chuva afastado algum público. O pico de afluência terá sido na noite de sábado, mas na tarde de domingo a zona central da urbe voltou a ser brindada com uma moldura humana invejável.
“Ainda não fechámos o balanço oficial, mas à primeira vista conseguimos ter mais gente do que no ano passado”, analisa Cristina Tenreiro, vereadora da Cultura na Câmara da Feira.
A autarca não tem dúvidas: a décima segunda edição do Festival Internacional de Teatro de Rua, conhecido em todo o país e além fronteiras, “excedeu as expectativas”, num ano em que a conjuntura económico-social era um inimigo a ter em conta, a par com o facto de ter sido necessário trabalhar com “o menor orçamento de sempre”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt