Foi uma noite dedicada aos contos. A cerimónia de entrega de prémios da terceira edição do Concurso Literário D. Duarte de Lemos, no Cine-teatro S. Pedro, decorreu na sexta-feira e consagrou o jovem escritor João Almeida com o conto “A tradição da família Gordon” que será publicado na íntegra na revista do Instituto Duarte de Lemos “O Fidalgo”. O vencedor ganhou um computador portátil.
Em segundo lugar, com uma licença anual da Escola Virtual da Porto Editora, ficou a aluna Ana Beatriz Duarte, com o conto “Textos de uma Ela”, seguida, em terceiro lugar, da aluna Ana Rita Gouveia, com o conto “Um amigo leal estará sempre contigo”, que ganhou uma bicicleta (oferta do Conselho Geral de Pais do Instituto Duarte de Lemos).
Foram ainda atribuídas duas Menções Honrosas: “Mariana” (da autoria de Catarina Saraiva) e “Penas complicadas” (redigido por Maria Rita Barbeito).
Pela terceira vez, o Departamento de Línguas do Instituto Duarte de Lemos promoveu o Concurso Literário – Prémio D. Duarte de Lemos, prestando desta forma homenagem ao senhor da terra da Trofa e fomentando igualmente o aparecimento de jovens escritores.
O júri foi composto pelo jornalista Joaquim Letria, pela vereadora da Cultura e do Desporto da Câmara Municipal de Águeda, Elsa Corga, pela escritora Maria Helena Pires, pela representante do Conselho de Pais do Instituto Duarte de Lemos), pela Gerente da EPT e pelo Diretor Pedagógico do Instituto Duarte de Lemos. Diário de Aveiro |