O TEDx vai amanhã encher o Centro Cultural e de Congressos de Aveiro com 730 pessoas, estando prometidas 12 horas de “discussão de ideias e inspiração”.
A iniciativa - que nos últimos anos ganhou uma escala planetária após a sua criação em 1984, nos Estados Unidos - é um espaço de partilha de reflexões num ambiente descontraído e informal.
Aveiro é uma das muitas cidades do mundo onde o evento é promovido de forma independente por organizadores locais. A edição deste ano conta com 13 oradores, gente mais (Nuno Markl, Edson Athayde) ou menos (Alexandre Farto, Carlos Farto) célebre junto do grande público que irá discorrer sobre temas tão diversificados como “Poder da Comunicação neste século”, “Fado, ou a difícil arte de ser português” ou “O grande artista do futuro não será humano”.
O TEDxAveiro, este ano com o lema “Ultrapassar Limites”, “é mais que um evento”, explica a organização: “É uma atitude perante a vida e os seus desafios. É um movimento de pessoas que acreditam no poder das ideias”. Para este ano, os promotores escolheram um painel de 13 oradores: Alexandre Farto (artista urbano), Carlos Herdeiro (físico), Carlos Magno (presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social), Fernando Carvalho Rodrigues (físico), Catarina Hall (directora do projecto Portugal Economy Probe), Edson Athayde (publicitário), Fernando Vieira (portador de uma incapacidade física de 93 por cento, monitor de informática no Centro de Actividades Ocupacionais da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu), José Pedro Leitão (músico e contrabaixista da Deolinda), Laurinda Alves (escritora e jornalista), Leonel Moura (especialista em robótica e inteligência artificial), Nini Andrade Silva (designer), Nuno Markl (humorista) e Rui Nery (crítico musical e presidente da comissão científica da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade).
O programa inclui ainda actuações culturais - Helena Caspurro, João Raposo, Luís Figueiredo e Rouge - e as chamadas “demos” - João Afonso, Luís Matos, Regina Sousa e Miguel Cardoso.
“O TEDx é uma oportunidade fantástica para ouvir ideias que merecem ser partilhadas, conhecer novas pessoas, questionar perspectivas, planear mudanças, ganhar ânimo…”, anunciam os promotores.
Diário de Aveiro |