Como corolário de “um esforço de consolidação constante”, as contas da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis fecharam em 2011 com uma diminuição da dívida e do prazo médio de pagamento a fornecedores, tendo sido o sexto ano consecutivo em que foi conseguido um resultado líquido positivo.
Hermínio Loureiro, que apresentou o relatório dos números que fizeram o ano transacto, deu ênfase à “queda” da dívida de quase 1,8 milhões de euros, tendo passado a cifrar-se nos 47 milhões de euros.
“Temos diminuído de ano para ano a dívida total, o endividamento líquido e a médio prazo também tem vindo a baixar em nível superior àquele a que a Lei obriga e vamos fechar o ano com um prazo médio de pagamento a fornecedores de 123 dias, quando no ano passado era de 36”, acrescentou. O autarca sublinhou, neste enquadramento, que o máximo imposto por lei é 180 dias, e definiu como objectivo o de chegar aos 87.
Mas a pedra de toque reside no facto de, além das conquistas de consolidação orçamental, ter sido prosseguido o esforço para realizar “investimentos reprodutivos”.
Diário de Aveiro |