No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, que se assinalou na passada sexta-feira, Ílhavo e o Museu Marítimo esteve em festa este fim-de-semana.
No sábado, o momento alto da sessão foi a apresentação do livro-catálogo "Guia Prático de Preparação de Algas marinhas", edição póstuma de Américo Simões Teles, o fundador do Museu Marítimo (MMI) de Ílhavo.
A apresentação este a cargo de Álvaro Garrido, Ribau Esteves e da família Teles, na pessoa de Sónia Teles (neta de Américo Teles e uma das principais responsáveis pelo lançamento desta obra).
Seguiram-se as aberturas da Exposição temporária "Barcos do Museu" e da Exposição Permanente da Coleção de Algas de Américo Simões Teles, que inclui um total de 64 espécies de algas. O MMI já confirmou junto da Família Teles a doação de mais 44 espécies.
O Museu Marítimo de Ílhavo comemora 75 anos no mesmo ano em que aposta em nova renovação e ampliação. 2012 marca a inauguração de duas novas valências do espaço - o CIEMar (investigação) e o Aquário de Bacalhaus.
Ribau Esteves refere que neste momento e com o panorama atual,“há uma dificuldade enorme de explicar a certa gente que estes investimentos que fazemos têm uma enorme importância, porque cultivam a auto-estima das gentes e das terras e porque são estes investimentos
que diferenciam as gentes e as terras, para que em negócios de múltipla condição possamos também, nesta via, criar emprego e criar riqueza”.
Ribau Esteves afirma ainda que, "se o Governo persistisse em concretizar as medidas que rescindiu, recentemente, para com os municípios portugueses, estes pararão muita sua atividade, muitos deles reduzirão intensamente a sua atividade" e deu conta que Ílhavo está nesse rol: "nós também pertencemos a esse grupo, e isso terá um impacto gravíssimo na vida da nossa gente e na vida da nossa terra. Não somos nós que estamos errados, é o Governo do país que está profundamente errado, a resolver um problema “pequenino”, que nem sequer se pode chamar de problema".
A sessão comemorativa deste sábado, encerrou as atividades dedicadas ao Dia Internacional dos Museus, que também incluíram visitas guiadas e demonstrações de nautimodelismo.
A assinatura de um protocolo de cooperação com a TEAM - Truques e Engenhocas, Associação de Modelismo, que também estava marcada para esta sessão, não aconteceu. Álvaro Garrido disse que foi impossível
reunir os signatários nesta data, mas que a assinatura estará para breve. Diário de Aveiro |